Rogério Samora: afinal não foi um enfarte no coração

Rogério Samora continua em estado muito grave. O ator da SIC continua a lutar pela vida, internado nos cuidados do Hospital Amadora-Sintra, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória. De acordo com fontes do hospital, o famoso ator continua com um “prognóstico reservado”, numa altura em que se começa a temer que ele fique com sequelas graves.
Uma situação clínica muito preocupante. O ator continua em risco de vida, em coma induzido e entubado. No entanto, a recuperação tem que ser um cenário em cima da mesa, mas poderá não ser total, ele que teria estado inanimado por 15 minutos. Esse tempo poderia ter representado efeitos nefastos, a nível cerebral, por ser muito tempo sem receber oxigénio neste órgão vital.
De acordo com a TV 7 Dias, Rogério Samora teve uma paragem cardiorrespiratória, provocada pela síndrome de morte súbita. Um ataque diferente do que o enfarte de coração que foi inicialmente falado.
O ator conseguiu, ainda assim, resistir ao primeiro embate. Agora, tudo vai depender da recuperação. Mas, segunda uma fonte do hospital, é ainda “muito cedo” para se traçar um prognóstico mais definitivo.
“Aparentemente, ele esteve 15 minutos sem função cardíaca e quando o corpo está 15 minutos sem receber oxigénio há um conjunto de reações pós-reanimação violentíssimas a nível fisiológico, que implicam uma série de medicamentos para a estabilização do equilíbrio do corpo humano, seja a nível convulsivo, a nível de sedação, para prevenir arritmias, etc…”, explicou uma fonte do hospital, à revista TV 7 Dias.
A mesma fonte também confirmou que os exames realizados à posteriori permitiram perceber, então, que não se tratou de um enfarte, mas sim “síndrome de morte súbita”.